sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Um filme para ser visto com calma


É impossível imaginar o cenário do cinema italiano sem a contribuição do ator-cineasta, Nanni Moretti (foto).

Por Ana Carla Freitas e Renato Papis

Pensando em algo para compartilhar com os nossos amigos leitores, eu e a minha colega de faculdade do curso de jornalismo Ana Carla Freitas, pensamos no post desta semana algo diferente. Escrever um único texto sobre um determinado assunto. Como? A idéia surgiu depois, que juntos no sábado partimos para uma seção de cinema com o compromisso de assistir um dos filmes indicados pela professora Helena Jacob do curso de jornalismo cultural.

O filme escolhido foi o italiano Caos Calmo, do diretor Antonello Grimaldi e estrelado pelo talentoso ator-cineasta Nanni Moretti. A película, baseada no livro de Sandro Veronesi aborda de forma dramática as reações vividas por um empresário diante da trágica morte da sua esposa num acidente doméstico na casa de verão da família.

Sinopse - A partir daí, chama a atenção a maneira pela qual Pietro (Nanni Moretti) adapta toda a sua rotina para não se distanciar de Cláudia (sua filha), ficando o dia todo sentado no banco da praça em frente à escola da filha, para a qual acena durante o intervalo da aula; participando de conversas com as mães de outros alunos - tudo isso enquanto elabora mentalmente listas e listas de banalidades, cuja principal função parece ser a de distanciá-lo dos conflitos presentes. Vale tudo: a lista das companhias aéreas pelas quais já viajou; os endereços nos quais já morou; dos lugares aos quais não voltará mais; até, finalmente, a das coisas as quais não agüentou ver, culminando com a imagem de sua mulher morta em meio a fatias de melão.

Neste filme o que mais nos chamou a atenção, como também o outro filme, O Quarto do Filho, do diretor italiano Nanni Moretti, é que suas personagens vivem tramas da vida como ela é. E o que mais fascina nos filmes europeus é que eles tratam temas da vida cotidiana (morte, separação, droga) sem explorar soluções fáceis, como nas obras hollywoodianas.

Algo interessante é o fato de mostrar como cada pessoa lida com uma perda, muitas vezes, não chorar, continuar vivendo não significa que não estamos sofrendo. O que muda é a forma de como sofremos. Mais importante do que “se entregar a tristeza” é fazer com que essa nova situação faça-nos enxergar o que não aproveitamos da vida.

Por fim, na nossa opinião, foi a melhor coisa que o cinema italiano fez, unir dois dos seus grandes cineasta, Moretti e Antonello Grimaldi. Este filme é para ser visto sem pressa alguma. Vale a pena assisti-lo.

Ficha técnica:
Diretor: Antonello Grimaldi
Elenco: Nanni Moretti, Alessandro Gassman, Valeria Golino
Nome Original: Caos Calmo
Ano: 2008
País: ITA/ING

Nenhum comentário: