segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Coleção de fotos mostra o Brasil do século XIX



Por Abel Silveira Prado

O lançamento “Coleção Princesa Isabel - Fotografia do século XIX”, ocorrido nesta semana pela editora Capivara, traz imagens históricas do Brasil daquele período. Os pesquisadores Bia e Pedro Corrêa do Lago descobriram por acaso o acervo em conversa com Thereza Maria de Orleans e Bragança em sua casa na Europa. A única neta ainda viva da Princesa Isabel e do Conde D´Eu disse a eles que guardava um enorme baú de ferro com fotos herdadas dos avós. Autorizados a examinar o material foram surpreendidos pela preciosidade: era a coleção da Princesa Isabel e do Conde D´Eu que além de registros da Família Real, havia belas paisagens do Rio de Janeiro e de sua urbanização, em contraste com o exotismo de índios e animais selvagens.
As imagens de beleza extraordinária e importantes registros históricos foram devidamente selecionados em 1200 fotografias no livro “Coleção Princesa Isabel – Fotografia do Século 19”. Segundo os pesquisadores, mais da metade é inédita. Entre os maiores fotógrafos que atuavam no Brasil naquele período encontram-se os trabalhos de Marc Ferrez, Augusto Malta, Augusto Stahl, Alberto Henschel, George Leuzinger, Antônio Luis ferreira, Revert Henry Klumb e Juan Gutiérrez.
O grande destaque da Coleção é a série de 13 fotos sobre o fim da abolição no Brasil, feitas por Antônio Luis Ferreira. “Essas talvez sejam as grandes fotos do jornalismo brasileiro do século XIX”, afirma Pedro Corrêa do Lago.

Nenhum comentário: